quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"Bafônica" participação de Silas Malafaia no "De Frente com a Gabi"


E ai pessoal tudo bem??? 
     Essa semana o programa "De Frente com Gabi" não sai das redes sociais e da boca do povo, porque? acho que todos viram o convidado da semana pastor Silas Malafaia, uma entrevista que gerou muita polemica!
      E o pastor Alberto Nery, adventista, fez uma analise que achei interessante... Assista o video e veja essa analise!




Sobre a polêmica entrevista do “Pastor e Psicólogo” Silas Malafaia, gostaria de compartilhar minhas impressões. Para facilitar a análise, separei trechos da entrevista identificados com os minutos em que aparecem conforme a entrevista do seguinte link: 
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Myb0yUHdi14


1. “A Bíblia fala que todo pastor tem que ganhar muito bem...” (4:40)
É muito complicado quando alguém começa a frase com “A Bíblia fala” e não termina a mesma citando a referência bíblica. O pr. Silas fez isso algumas vezes, e no caso específico, a referência não poderia ser citada de qualquer forma, já que a Bíblia não afirma isso.

2. “Eu sou o que mais vendo livro, CD, ...” (5:15)
A recorrente lembrança de seus grandes feitos foi um dos temas principais abordados pelo pastor. Justificou suas rendas posteriormente se autoproclamando o “Cristiano Ronaldo” dos pastores. (De fato, no quesito arrogância ele tem razão.) No fim da entrevista percebeu a “gafe teológica” e amenizou, dizendo que não era responsável por nada, que é Deus quem faz tudo através dele, blá, blá, blá...

3. “O ser humano se diferencia dos animais porque tem inteligência e percepção...” (7:30)
Existem algumas características que são peculiares ao ser humano, como a própria religiosidade por exemplo, mas inteligência e percepção são características que compartilhamos com eles. Esta foi a primeira de muitas declarações “científicas” do pastor.

4. “Deus trabalha com uma lei de recompensa”. (13:30)
Esta foi uma das afirmações que mais me incomodou. Pelo que entendo da Bíblia, Deus trabalha com uma lei de amor, que se manifesta nos seus atos de misericórdia e graça, e isso não tem nada a ver com recompensa por merecimento ou reconhecimento de algum mérito humano.

5. “A igreja trabalha para recuperar drogados e alcoólatras sem o estado dar 1 real. “ (16:08)
As igrejas possuem no Brasil uma situação privilegiada de liberdade e apoio ao trabalho. Contamos com isenção de muitos impostos e muitos projetos sérios recebem apoio e verbas do governo. A afirmação do pastor é pra lá de tendenciosa.

6. “Homossexualismo, ninguém nasce gay, isto é um comportamento...” (18:50)
Este é um assunto que não pode ser tratado de maneira tão simplista e leviana. Muitos trabalhos científicos sérios continuam sendo feitos para tentar trazer luz sobre este assunto que ainda está longe de ser compreendido em sua totalidade.

7. “46% dos homossexuais foram violados na infância.” (20:03)
Esta foi mais uma das inúmeras estatísticas e citações sem fontes do pastor Silas. Quanto a isso, tenho a dizer que 99,99% das estatísticas citadas sem a fonte original são tendenciosas. (rs)

8. “se no pátio da minha igreja tiver um casal de homossexuais se beijando eu não vou poder botar pra fora senão serei preso.” (25:57)
Impressionante o nível da preocupação do pr. Silas em relação aos que posteriormente ele afirmou “amar”.

9. “Jesus falou mais sobre o inferno do que sobre o céu nos evangelhos.” (28:10)
Sim, claro, mais uma das citações sem referências. 

10. Pra não perder o costume, no minuto (31:10) outra citação sem referência. A vítima agora é Freud.

11. “Eu não acredito que dois homens possam criar uma criança perfeita, no sentido total que você quer... “ (32:29)
Mais uma vez simplificando um tema complexo. Uma breve noção sobre o assunto na seguinte referência: http://super.abril.com.br/cotidiano/4-mitos-filhos-pais-gays-676889.shtml

12. “Islamismo: Um radicalismo muito horroroso para o que chamamos de religião.” (42:50)
Um “teólogo” ignorar a complexidade e diversidade no pensamento de uma religião com mais de 1 bilhão de fiéis é lastimável.

13. “Eu amo os homossexuais como amo os bandidos, os assassinos...” (35:38)
Sem comentários!

Concluindo:

      Em primeiro lugar, quero deixar bem claro aos meus amigos não-cristãos, que as opiniões do pastor Malafaia não correspondem ao pensamento de todos os cristãos, embora ele se esforce em dar a entender o contrário. 
           Os que me conhecem sabem que na condição de “pastor e psicólogo” também, me esforço para tentar apresentar a todos um Deus muito diferente dAquele que o pr. Silas fala. 
           Da mesma forma, não consigo enxergar o cristianismo como sendo uma religião de acusações, ameaças e barganhas. Nos ensinamentos de Cristo encontrei respostas e um sentido para minha vida, que inclui o amor a Deus e ao próximo. Pelo que entendi dos evangelhos, qualquer proposta de cristianismo que se afaste disso, está muito distante da mensagem do próprio Cristo.




           Olha a situação que chegamos não é galera?? Olhemos bem para que não sejamos levados por essas pessoas! 
            Gostaram??? Fiquem de olho em nosso www.twitter.com/fcconexaojovem e no www.facebook.com/fcconexao

9 comentários:

  1. Pastor Leandro Quadros x Marilia Gabriela

    ResponderExcluir
  2. otimo post, realmente o pr. silas é arrogante,preconceituoso, cita muita coisa sem fonte, e ainda levou a muitas pessoas a generalizarem e odiarem os cristãos, sem fala nos incautos que acreditam em tudo o que ele fala (seus fieis),é realmente uma lastima uma pessoa que se diz ser "ministro" de Deus, ter esse tipo de comportamento!

    Seria muito bom mesmo se o Professor Leandro Quadro fosse no programa da Gabi um dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, sim é incrivel como ele se intitula pastor nao é?? Muito obrigado pela sua colaboração!

      Excluir
  3. Não acredito que seja o papel de um programa adventista, provocar ou analisar tal entrevista, vendo que apesar de seus erros teológicos, ele era um pastor defendendo sua visão, como adventistas as vezes somos omissos em nossas opiniões e somos ótimos críticos daqueles que o fazem.
    Existe outro ponto também, a ignorância teológica de uma apresentadora hedonista que se poe no lugar de Deus da mesma forma que o Pr. Silas, de modo que é claro para mim como jovem adventista que este espaço deveria ser usado para defendermos nossas verdades, não analisarmos as verdades dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente... assim como o Pr Silas tem sido tendencioso em alguns pontos... a Gaby defendeu o omo-sexualismo em muitos argumentos... e o adventismo não fez parte da conversa, acredito que devemos assistir, reter o que é bom e respeitar a opinião...

      Excluir
    2. não vi provocação em tais argumentos completamente necessários... o q é de Deus é de Deus e o q é do inimigo é do inimigo... e muitos estão tendeciosos a cair nas garras do inimigo tendo em vista q essa entrevista repercutiu em todo os meios de comunicação... sabendo que não estamos mais nos anos 80 onde a comunicação era feita via correio e chegava até a sua residencia mil anos luz... precisamos sim ser alertados sobre a verdade... se eles tem a "verdade" deles... digo que vc está enganado em comentar tal fato lastimável...

      Excluir
  4. Não fale o que ele não afirmou! Ele não falou de lei da recompensa, ele afirmou nos textos citados as promessas que Deus tem para quem é obediente.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vcs Jovenilton e Aldery pois ate aqui admirava os adventistas pois dizia que vcs eram os únicos que eu não tinha visto atacar igreja nem pastor algum ...mas sim as praticas
    só que depois dessa fiquei simplesmente decepcionada

    ResponderExcluir